Pular para o conteúdo principal

Agricultores comemoram o Perímetro Irrigado que está em fase de conclusão no sítio Oitis, beneficiando mais de 20 propriedades.


Perímetro irrigado está em fase de conclusão no Sitio Oitis
A Barragem do Oitis que fica localizada na zona rural de Brejo da Madre de Deus é uma obra que em 2018 completa 24 anos de sua inauguração, ao longo deste tempo o reservatório que tem capacidade para armazenar aproximadamente três milhões de metros cúbicos de água, já foi um dos pontos turísticos da cidade, mas devido à seca que nos últimos anos tem castigado a região, a barragem chegou a entrar em colapso fazendo com que os turistas deixassem de visitar o Sitio Oitis e ainda comprometer o dia a dia dos agricultores rurais da comunidade que dependem da água da barragem para manterem suas plantações, fazendo com que muitos agricultores da região tivessem que sair para buscar em outras cidades o sustento da família.
No ano de 2017 no período das chuvas a barragem voltou a receber água e chegou a atingir uma capacidade de até 50% de seu volume, foi ai que voltou a esperança dos agricultores para poderem plantar novamente em suas terras e garantir o sustento pertinho de casa, mas um problema antigo voltou junto com a água da barragem, a falta de entendimento entre os moradores da localidade, os que ficam antes do paredão da barragem (parte de cima) e os que ficam após (parte de baixo), alguns conflitos foram gerados, já que os moradores da parte de cima alegavam que para abrir as torneiras da barragem para que a água fosse até as propriedades da parte de baixo havia um desperdício muito grande de água já que ia todo ao ar livre fazendo que parte da água fosse se perdendo ao longo do caminho.
Foi ai que por intermédio da Prefeitura Municipal junto com o MPPE (Ministério Publico de Pernambuco) um TAC (termo de ajuste de conduta) foi firmado entre os agricultores, e um projeto foi elaborado para promover o uso racional da água, o Perímetro Irrigado, primeiro do agreste no seguimento com intuito de promover a geração de emprego e renda na região criando a primeira PPP (parceria publico privada) na área da agricultura no município entre os moradores do Sitio Oitis e a Prefeitura Municipal. O Perímetro Irrigado com aproximadamente 1,5 km (um quilometro e meio) de adutora passou a ser implantado ao longo de mais de 20 propriedades a jusante da barragem. O Perímetro vem para ajudar na economia da água armazenada na Barragem dos Oitis e beneficiará os agricultores que dependem dessa água para seguirem plantando em suas propriedades (coentro, alface, tomate, cebola, repolho, pimentão, milho, feijão, capim entre outras plantas) e garantirem o sustendo de suas famílias.
Alguns agricultores falaram sobre a obra do Perímetro Irrigado, o agricultor Valter fala da importância da obra para que ninguém mais precise ir para longe em busca de emprego, “é um serviço que vem ajudar, que vai economizar muita água pra gente trabalhar e não vai ser mais preciso sair pra outros lugares em busca de arrendar terra que é mais gasto, esse beneficio que o prefeito fez pra gente é bom demais.”
Já o senhor Moura conta da dificuldade que se tinha para obter a água, pois foi gerado muita confusão para abrir a torneira da barragem, “com certeza esta sendo muito boa a ajuda da prefeitura e a secretaria aqui sempre junto dos agricultores, esta quase tudo pronto faltando muito pouco pra inaugurar, o problema da água aqui sempre existiu, abre, não abre a torneira e o secretário chegou aqui resolveu a situação, a parceria que o prefeito fez aqui, o que ele pode fazer pelos agricultores ele esta fazendo, com certeza esta sendo muito bom esse serviço.”
Erondir que é proprietário de uma das ultimas terras contempladas com a obra, agradece o empenho e parceria de todos para a realização da obra, “agradecemos a todos que colaboraram, seja agricultores ou pessoas independentes, a prefeitura municipal que se comprometeu com toda sua equipe da secretária de agricultura, ao IPA enfim, uma parceria onde todos se ajudaram e tiramos do papel uma obra que a gente pensava que nunca ia ser executada... todos os agricultores de pequeno, médio e grande porte, tanto do lado de baixo e de cima da barragem estão sendo beneficiados. Uma torneira dessa aberta o dia todo ao ar livre desperdiça muita água e agora sendo pelos canos vamos usar por mais ou menos cinco dias a mesma quantidade de água, pois todo mundo esta organizando seus reservatórios e isso só vai fazer com que se economize a água da barragem.”
O prefeito Hilário que esteve visitando as obras se mostrou satisfeito em poder ajudar aos agricultores da região, “uma obra dessas traz um beneficio muito grande para esses agricultores, ficamos satisfeitos com a parceria feita aqui, pois é onde eles vivem e tiram o sustento de suas famílias, nossa região vive há muitos anos sendo castigada com a seca e o pouco de água que temos na barragem dos oitis não poderia ser desperdiçada, tínhamos que procurar uma solução para economizar essa água e dar mais esperança a essas famílias e com esse sistema irrigado que vamos inaugura este mês com a grande parceria entre prefeitura e agricultores o grande sonho desse povo vai se tornar realidade e vamos gerar emprego e renda na região.”
O Perímetro Irrigado que é o primeiro da região nesse seguimento e a primeira PPP (parceria publico privada) tem previsão para ser inaugurada neste mês de fevereiro, acabando de vez com o desperdício de água da barragem dos oitis e trazendo mais esperança aos agricultores da localidade de terem água por mais tempo com a economia que o sistema trará.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Brejo da Madre de Deus
Juntos Construindo o Futuro

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXCLUSIVO: CONHEÇA A HISTÓRIA DA CANADENSE E BREJENSE BETH

O blog Jocélio Araújo realizou uma entrevista exclusiva com a Canadense com Título de Cidadã Brejense, a popular Beth com muito serviços prestados ao município. Nome completo?  Elizabeth Szilassy Onde e quando nasceu?  Nasci em Simcoe, Ontário – Canadá, em 12/05/1959. Meus pais eram agricultores então fui criada na zona rural, aprendendo e ajudando nas tarefas diárias do trabalho do campo desde da infância. Por gostar da agricultura, fiz agronomia na faculdade. Lá conheci o trabalho de Organizações Não Governamentais ONGs que realizam trabalho de cooperação técnica. Daí fiz especialização nesta área durante o último ano da faculdade.  Em que ano veio para o Brasil?  Cheguei no Brasil em 31 de maio de 1983, há quase 37 anos. Me voluntariei com uma ONG da América do Norte, a Comissão Central Menonita CCM, atuando no Brasil em parceria com a Associação Menonita de Assistência Social AMAS. O primeiro contrato com a AMAS foi de três anos onde atuei no mun...

Zé Inácio um Agricultor do Sítio Tambor que se tornou um grande político Pernambuco

Zé Inácio um Agricultor do Sítio Tambor que se tornou um grande Politico Pernambucano.  No dia 08 de fevereiro de 1929 , no sítio Tambor , zona rural do município de Brejo da Madre de Deus- PE , nascia José Inácio da Silva , filho dos agricultores Dona Joaquina e o Senhor Inácio. Como toda criança trazia um brilho no olhar e alegria no semblante e como sabiamente escreveu Guimarães Rosa : " Uma criança nasceu o mundo tornou a começar." O que ninguém imaginava quão grandioso seria o mundo do pequeno Zé Inácio , um Zé que foi o grande Zé como filho , irmão ,esposo, pai , avô e amigo , algo comum nas famílias da época . Mas o mundo de Zé ganhou outros capítulos históricos , seguiu a profissão dos pais agricultor , foi para o sul do estado limpou mato , mediu terra , até ai tudo comum. Mas o incomum é que  diferencia grandes figuras históricas é o incomum , o novo , o inesperado , um grande voo e foi na política que José Inácio da Silva fez história.    Como toda famí...

AGRICULTORES DE BREJO DA MADRE DE DEUS COMEMORAM OS BONS RESULTADOS NA AGRICULTURA NOS ÚLTIMOS MESES.

 O homem do campo tem muito o que comemorar em algumas regiões ribeirinhas na zona rural de Brejo da Madre de Deus. A agricultura do município nos últimos anos vinha sofrendo uma drástica queda, devido a grande seca que impossibilitou o cultivo de verduras e hortaliças. Outro setor que sofreu muito foi a pecuária que teve seu cume nos primeiros meses de 2017. A situação chegou a tal ponto que se dava cactos para os animais, alastrado, macambira, mandacaru... Para agravar a situação dezenas de animais morreram, falta de alimento, pouca água e a não adaptação a novos alimentos foram os principais motivos.  Nos últimos meses do primeiros semestres e primeiros meses do segundo semestre de 2017 a situação começou a melhorar, voltando a brilhar o olho de esperança do homem e da mulher do campo. Chuvas, cheias começaram a surgir e aos poucos foi descendo água nos rios, barragens, Barreiros e a realidade se transformou. O Rio Açudinho por exemplo correu 15 dias mais ao menos é result...