Pular para o conteúdo principal

"Eternos namorados": conheça Izabel, paraibana com Alzheimer​ que não esqueceu o companheiro. Seu esposo é de Brejo da Madre de Deus






PARAÍBA

"Eternos namorados": conheça Izabel, paraibana com Alzheimer​ que não esqueceu o companheiro

O marido reage a todo esse carinho com poesias escritas por ele mesmo
Por Carlos Rocha
 15h57 - Atualizado 11/06/2019 às 16h19
O sonho de vida de boa parte das pessoas é encontrar um grande amor. Um amor que seja mais forte que os problemas, que a dor, que as brigas, que seja capaz de ultrapassar barreiras impostas pelo tempo. Encontramos na cidade de Ouro Velho, no interior da Paraíba, um casal que pode ser usado como exemplo de um amor que nem as marcas do tempo consegue enfraquecer. Dona Izabel e Seu João Miúdo.
Dona Izabel Cassiano, de 89 anos, foi diagnosticada com Alzheimer há 8, e mesmo com as manifestações da doença, ela não esquece do grande amor da sua vida, João Antônio de Sousa, ou simplesmente João Miúdo, que está com 88 anos. O casal está perto de completar 64 anos de união, mas mesmo com todo esse tempo junto, mostra que o amor deles segue se fortalecendo. "Lá vem o amor da minha vida", diz dona Izabel ao avistar Seu João Voltando da roça. Ele, por sua vez, retribui com muito carinho em forma de poesia.
"Cadê o João? Eu quero vê-lo. Eu tô com saudades dele!"
Dona Izabel Cassiano
Foto: Arquivo Pessoal
Edjunior Cassiano, de 25 anos, neto do casal, contou um pouco da história dos dois, em conversa com o Portal T5. De acordo com o relato de Edjunior, o avô é natural da cidade de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, e ainda muito jovem se mudou a trabalho para Ouro Velho, já na Paraíba, onde conheceu Izabel. Começava ali uma grande história de amor.
Seu João Miúdo e dona Izabel se casaram e tiveram três filhos: Cida, Coca e Inacinho. Sempre viveram uma vida simples, mas com constantes demonstrações de amor. Desde muito jovem, Seu João escrevia poesias para a amada, e essa prática ainda hoje acontece. Eles construíram uma vida trabalhando como agricultores. Até hoje Seu João trabalha na roça e mesmo assim encontra tempo para dar carinho à esposa.
Entre as poesias mais recentes que Seu João fez para dona Izabel, ele diz: "És uma boa companheira. Estou bem acompanhado. Dia e noite do seu lado. Assim vivo a vida inteira. Sempre acontece bobeira. Mas esqueço bem ligeiro. Se não sou bom companheiro. Peço pra me perdoar. Não sei como irei ficar. Se você sair primeiro" (João Miúdo).
"És uma boa companheira. Estou bem acompanhado. Dia e noite do seu lado. Assim vivo a vida inteira"
João Miúdo
Foto: Arquivo Pessoal
O diagnóstico de Alzheimer veio há cerca de 8 anos. Segundo o neto, a família começou a notar um comportamento diferente em dona Izabel.
"Começamos a ver algumas diferenças nela. Foi quando levamos ao médico, que realizou enxames e foi diagnosticado Alzheimer"
A partir do diagnóstico, os filhos passaram  a se revezar para ajudar dona Izabel nas atividades do dia a dia. Ela apresentou vários episódios de perda de memória e mudanças de humor, chegando por várias vezes até a esquecer ou confundir os filhos com suas irmãs, fato que nunca aconteceu quando se tratava de João Miúdo. Além de não esquecer o amado, ela pergunta por ele constantemente, fazendo questão de declarar seu amor e dizer que "está com saudades".
"Se não sou bom companheiro. Peço pra me perdoar. Não sei como irei ficar. Se você sair primeiro"
João Miúdo
“Em determinados momentos, mesmo ele dormindo na mesma casa, ela pergunta por ele. Fala ‘cadê o João? Eu quero vê-lo. Eu tô com saudades dele!’. Quando o encontra, para ela é uma grande alegria!”, relatou o neto.
Dona Izabel hoje segue frágil, porém firme. Com a ajuda dos filhos, de Seu João e com uma cadeira de rodas adquirida com muito sacrifício, ás vezes, ela consegue fazer uma das coisas que gosta muito: passear. Ela é fã de suas "calungas", nome que usa para chamar as bonecas, que trata com tanto amor quanto trata o seu amado.
De acordo com a família do casal de idosos, eles foram, são e permanecerão sendo grandes exemplos da manifestação do amor, carinho, cuidado e felicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Inácio um Agricultor do Sítio Tambor que se tornou um grande político Pernambuco

Zé Inácio um Agricultor do Sítio Tambor que se tornou um grande Politico Pernambucano.  No dia 08 de fevereiro de 1929 , no sítio Tambor , zona rural do município de Brejo da Madre de Deus- PE , nascia José Inácio da Silva , filho dos agricultores Dona Joaquina e o Senhor Inácio. Como toda criança trazia um brilho no olhar e alegria no semblante e como sabiamente escreveu Guimarães Rosa : " Uma criança nasceu o mundo tornou a começar." O que ninguém imaginava quão grandioso seria o mundo do pequeno Zé Inácio , um Zé que foi o grande Zé como filho , irmão ,esposo, pai , avô e amigo , algo comum nas famílias da época . Mas o mundo de Zé ganhou outros capítulos históricos , seguiu a profissão dos pais agricultor , foi para o sul do estado limpou mato , mediu terra , até ai tudo comum. Mas o incomum é que  diferencia grandes figuras históricas é o incomum , o novo , o inesperado , um grande voo e foi na política que José Inácio da Silva fez história.    Como toda família da ép

AGRICULTORES DE BREJO DA MADRE DE DEUS COMEMORAM OS BONS RESULTADOS NA AGRICULTURA NOS ÚLTIMOS MESES.

 O homem do campo tem muito o que comemorar em algumas regiões ribeirinhas na zona rural de Brejo da Madre de Deus. A agricultura do município nos últimos anos vinha sofrendo uma drástica queda, devido a grande seca que impossibilitou o cultivo de verduras e hortaliças. Outro setor que sofreu muito foi a pecuária que teve seu cume nos primeiros meses de 2017. A situação chegou a tal ponto que se dava cactos para os animais, alastrado, macambira, mandacaru... Para agravar a situação dezenas de animais morreram, falta de alimento, pouca água e a não adaptação a novos alimentos foram os principais motivos.  Nos últimos meses do primeiros semestres e primeiros meses do segundo semestre de 2017 a situação começou a melhorar, voltando a brilhar o olho de esperança do homem e da mulher do campo. Chuvas, cheias começaram a surgir e aos poucos foi descendo água nos rios, barragens, Barreiros e a realidade se transformou. O Rio Açudinho por exemplo correu 15 dias mais ao menos é resultou em cac

O CARISMÁTICO PADRE DANILO SOARES DEIXARÁ A PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ NA PRÓXIMA SEMANA

  No final desse mês o Padre Danilo Soares encerra seu segundo circulo como Pároco da Paróquia de São José em Brejo da Madre de Deus, foram 6 anos caminhando junto com o povo católico de nossa terra. Em meados dos anos 2000 já havia passado 5 anos, sendo assim 11 anos na cidade da Mãe de Deus. Se destacou com a presença nas Comunidades Rurais, sendo atencioso, carismático e amigo em todos os momentos da iniciação cristã até os momentos de perdas. Incentivou a construção de novas Capelas há exemplo da de São João no Estrago, Nossa Senhora das Graças no sítio Oitis e a de São Felipe Nery em Madre de Deus , um sonho de 2 séculos e meio sendo realizado.  Cada Padre tem seu jeito como todo cristão, ninguém é igual. E como tal temos que está abertos para mudanças. Mas nada nos impede de agradecermos  e aplaudirmos a forma de exercer a função sacerdotal e a pessoa maravilhosa que padre Danilo é. Agora estará de volta a sua terra Caruaru, onde assumirá uma paróquia juntamente com padre Bian