Pular para o conteúdo principal

EXCLUSIVO: CONHEÇA A HISTÓRIA DA CANADENSE E BREJENSE BETH



O blog Jocélio Araújo realizou uma entrevista exclusiva com a Canadense com Título de Cidadã Brejense, a popular Beth com muito serviços prestados ao município.
Nome completo? Elizabeth Szilassy
Onde e quando nasceu? Nasci em Simcoe, Ontário – Canadá, em 12/05/1959. Meus pais eram agricultores então fui criada na zona rural, aprendendo e ajudando nas tarefas diárias do trabalho do campo desde da infância. Por gostar da agricultura, fiz agronomia na faculdade. Lá conheci o trabalho de Organizações Não Governamentais ONGs que realizam trabalho de cooperação técnica. Daí fiz especialização nesta área durante o último ano da faculdade. 
Em que ano veio para o Brasil? Cheguei no Brasil em 31 de maio de 1983, há quase 37 anos. Me voluntariei com uma ONG da América do Norte, a Comissão Central Menonita CCM, atuando no Brasil em parceria com a Associação Menonita de Assistência Social AMAS. O primeiro contrato com a AMAS foi de três anos onde atuei no município de Bom Jardim, localizado perto de Limoeiro / Surubim. Todavia, ao longo do 1º contrato de três anos, me apaixonei com as lutas e resolvi renovar o contrato por mais três anos. Fui convidada através de Padre Pedro Aguiar a atuar junto às Comunidades Eclesiais de Base CEBs em Tacaimbó, acompanhando o Projeto São Vicente. Acabei atuando em Tacaimbó por catorze anos, com mais quatro contratos de três anos com a AMAS, em parceria com a Cooperativa dos Pequenos Agricultores. Iniciamos a construção de cisternas para captar a água da chuva, além da Apicultura, Banco de Sementes, entre muitas outras atividades.
E para o Brejo? No ano de 2000, fui convidado a atuar no município do Brejo da Madre de Deus, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de Padre Pedro Aguiar, que também havia casado e voltou para a sua terra natal.
Com qual objetivo? Inicialmente foi para apoiar a produção orgânica, ajudando na organização da Associação dos Produtores Orgânicos Terra Fértil, devido a demanda por alimentos saudáveis e a proteção ao meio ambiente. 
Quais funções e cargos que ocupou? Membro fundadora da Articulação no Semiárido ASA
Fui Coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial Rural CODETER do Agreste Central. Atuei durante sete anos como Coordenadora da Unidade de Gestão Micro Regional UGM do Agreste Central do Programa Um Milhão de Cisternas P1MC, ligada a Cáritas Diocesana de Caruaru. F A partir de 2008 me desliguei dessa função e concentrei nas atividades em Brejo. No ano de 2009 fui convidada a atuar na Secretaria de Agricultura, da Prefeitura Municipal, ano em que me desliguei da AMAS após 26 anos de serviço. Sou dirigente no CONDESB desde 2004, atualmente sendo Vice-presidente. Também sou Presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).  
Origem e fundação do CONDESB? O CONDESB foi fundado no ano de 2000, pelos movimentos sociais rurais de Brejo da Madre de Deus (Sindicato Trab. Rurais, Associações e cooperativas, órgãos públicos como a Secretaria de Agricultura e o IPA), em qual eu atuava também, ainda na AMAS.
Origem da Feira do Verde? No ano de 2000, os membros do CONDESB estavam com a Sementeira Parceiras das Serras, funcionando atrás do galpão da cenoura (ABDAP), produzindo mudas de plantas. Surgiu a ideia durante uma das reuniões mensais do CONDESEB a realizar a 1ª Feira do Verde, como meio de promover o plantio das mudas, além da conscientização ambiental. 
Em que ano recebeu título de cidadã brejense? Autoria de qual vereador? Em dezembro de 2004 recebi o Título de Cidadã Brejense, através de Francisco de Assis Oliveira (Francisco do Sindicato), então vereador pelo PT. 
Prática esporte? Qual ou quais? Gosto de praticar atividades físicas, desde a juventude. Ainda em 1983 enquanto morei no Recife durante três meses de estudo de língua português, pratiquei a Corrida. Porém ao me mudar para o interior de Pernambuco, não encontrei essa atividade. Então continuei com outras atividades como subidas da Pedra do Cachorro (já subi 65 vezes ao longo de 32 anos). Em 2009, comecei a praticar a escalada em rocha através da ASPER, que organizou dois Encontros de Escaladores Nordestino EENe em Brejo da Madre de Deus em 2010 e novamente em 2017. A partir de 2014 comecei a participar no atletismo em crescimento em Brejo, com as 8 Corridas de Superação organizadas por Prof. Maurílio. Ao longo dos últimos anos, a pratica do atletismo cresceu no Brejo, com dois grupos de Corrida, o Brejo Running e a Equipe Brejo nas Pistas, onde participamos em corridas regionais e estaduais, com distâncias de 5 km, 10 km, até Meia Maratona, nos preparando para a Maratona, adiada por causa da pandemia do novo Coronavírus. Também gosto de praticar caminhada (hiking). Em 1994 fiz a Trilha dos Incas no Peru, entre Cusco e Macchu Picchu; já visitei o Parque Nacional da Chapada Diamantina na Bahia sete vezes para praticar o ecoturismo. Em 2017 fiz a Trilha dos Sete Cumes (33 km) em Brejo da Madre de Deus, com Heraldo Turismo. No ano passado fiz a Trilha Bruce no Canadá, com percurso de 900 km ao longo de 35 dias, durante as minhas férias. Participo na Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância TLD, que objetiva o desenvolvimento de TLD pelo Brasil, no caso da gente, a Trilha Trans Pernambuco.
Participa de algum movimento religioso? Participo nos encontros do Centro de Estudos Bíblicos CEBI, onde através de estudo bíblico com lideranças catequéticas aprendamos a interpretar a Bíblia numa forma libertadora.
Serviços realizados no município? Sou fonte de informações variadas, quase uma enciclopédia móvel, registrando eventos, sendo secretária ad hoc de muitos eventos. Especificamente: Mapas: mapiei com GPS Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Tacaimbó e parte de Belo Jardim, incluindo Sítios Arqueológicos; Pluviometria: desde da minha chegada, sistematizo, através de uma rede de 30 “fiscais de São Pedro” que registram as chuvas e repassam para mim, além de Níveis dos reservatórios (Barragens).
Acho importante cuidar do corpo nos aspectos físico (alimentação saudável, exercícios); mental: (gosto de ser curiosa, de pesquisar, de ler, descobrir o porquê das coisas de muitas áreas de conhecimento, de crescer intelectualmente) e espiritual. O social pode ser num nível deficitário, sendo não interajo tanto e resido só, mas mantem amizades através das redes sociais. E diversão: vou sentir falta neste ano das festas juninas, com comida típica, forró pé de serra e Xote!
Alegrias e tristezas? Sinto alegria: no desenvolvimento de pessoas (jovens, agricultores, estudantes, etc.) que se tornam lideranças, após investimento em cursos de formação, etc., com consciência e compromisso para um mundo melhor, mais justo e solidário, com preocupação pela necessidade do outro, do pobre, do fraco e do meio ambiente tão agredido; no desenvolvimento de atletas que após muito treino e sacrifício, atingem altos níveis de competitividade. De pessoas que deixam o sedentarismo de lado e praticam atividades físicas regularmente, melhorando a sua saúde, sem se preocupar com pódios; na conscientização ambiental nas pessoas, aprendendo a cuidar da natureza em vez de agressão. Sinto tristeza na limitação dos avanços (e até retrocessos) por diversos motivos, nas lutas em curso, sendo necessário muito paciência e perseverança para não desistir da caminhada. Sinto decepção vendo a prática do egoísmo humano nu e cru, para atingir os seus objetivos (riqueza, poder, fama), sem ética, sem respeito à vida humano ou da natureza.    
Meia Maratona da Paixão - Caruaru a Lampião, na Sexta-Feira Santa, em 30/03/2018

Formatura da Universidade de Guelph (Bacharel de Ciências - Agricultura) em 1982

Na Trilha da Pedra do Cachorro, 01/2020

  A 1a Feira do Verde em 22/04/2000 com Francisco do Sindicato, saudoso Padre Pedro Aguiar, Adelson Freitas, Prof. Niedja, Santos de Josa e Beth.

                                                      Na 19a Feira do Verde em 2019, Beth e Aguiar

                                          Na Chapada Diamantina - Bahia em 01/2004

                               Escalada na Pedra da Bicuda - Brejo da Madre de Deus em 11/2012

                                       Kátia, Timóteo e Beth, o trio da AMAS em Tacaimbó de 1987 a 1991

                                         Escalada em Serra Caiada - Rio Grande do Norte, 07/09/2019

                                      Escalando na Serra do Estrago, Via Cavalo Manco - 02/2012

                         Fazendo CAR em Olho D'Água do Púcaro, com Aldeci, Aurea e José Luiz


Em Peru, em Cusco para a Trilha Inca, em 1994

                                                          Reunião do CONDESB em 01/2012

                                            Nova Diretoria do CONDESB em 02/2020

                                          Na 14a Feira do Verde em 2014 com Geovane

Em Bom Jardim com colega Ana, em 1984

Comentários

  1. História de vida admirável!!!!!!
    Beth vc é humanista,engajada ,uma querida amiga.

    ResponderExcluir
  2. Que exemplo de ética, responsabilidade e compromisso com o público e humano. Um verdadeiro espelho para todos nós!

    ResponderExcluir
  3. Beth!!! Foi a primeira pessoa que nos Acolheu em Brejo com a Escalada. Um amor de ser humano, prestativa, trabalhadora e muito responsável. Parabéns pelas suas vitórias! Saudades!

    ResponderExcluir
  4. Feliz em conhecer sua história,um exemplo de vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Inácio um Agricultor do Sítio Tambor que se tornou um grande político Pernambuco

Zé Inácio um Agricultor do Sítio Tambor que se tornou um grande Politico Pernambucano.  No dia 08 de fevereiro de 1929 , no sítio Tambor , zona rural do município de Brejo da Madre de Deus- PE , nascia José Inácio da Silva , filho dos agricultores Dona Joaquina e o Senhor Inácio. Como toda criança trazia um brilho no olhar e alegria no semblante e como sabiamente escreveu Guimarães Rosa : " Uma criança nasceu o mundo tornou a começar." O que ninguém imaginava quão grandioso seria o mundo do pequeno Zé Inácio , um Zé que foi o grande Zé como filho , irmão ,esposo, pai , avô e amigo , algo comum nas famílias da época . Mas o mundo de Zé ganhou outros capítulos históricos , seguiu a profissão dos pais agricultor , foi para o sul do estado limpou mato , mediu terra , até ai tudo comum. Mas o incomum é que  diferencia grandes figuras históricas é o incomum , o novo , o inesperado , um grande voo e foi na política que José Inácio da Silva fez história.    Como toda família da ép

AGRICULTORES DE BREJO DA MADRE DE DEUS COMEMORAM OS BONS RESULTADOS NA AGRICULTURA NOS ÚLTIMOS MESES.

 O homem do campo tem muito o que comemorar em algumas regiões ribeirinhas na zona rural de Brejo da Madre de Deus. A agricultura do município nos últimos anos vinha sofrendo uma drástica queda, devido a grande seca que impossibilitou o cultivo de verduras e hortaliças. Outro setor que sofreu muito foi a pecuária que teve seu cume nos primeiros meses de 2017. A situação chegou a tal ponto que se dava cactos para os animais, alastrado, macambira, mandacaru... Para agravar a situação dezenas de animais morreram, falta de alimento, pouca água e a não adaptação a novos alimentos foram os principais motivos.  Nos últimos meses do primeiros semestres e primeiros meses do segundo semestre de 2017 a situação começou a melhorar, voltando a brilhar o olho de esperança do homem e da mulher do campo. Chuvas, cheias começaram a surgir e aos poucos foi descendo água nos rios, barragens, Barreiros e a realidade se transformou. O Rio Açudinho por exemplo correu 15 dias mais ao menos é resultou em cac

O CARISMÁTICO PADRE DANILO SOARES DEIXARÁ A PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ NA PRÓXIMA SEMANA

  No final desse mês o Padre Danilo Soares encerra seu segundo circulo como Pároco da Paróquia de São José em Brejo da Madre de Deus, foram 6 anos caminhando junto com o povo católico de nossa terra. Em meados dos anos 2000 já havia passado 5 anos, sendo assim 11 anos na cidade da Mãe de Deus. Se destacou com a presença nas Comunidades Rurais, sendo atencioso, carismático e amigo em todos os momentos da iniciação cristã até os momentos de perdas. Incentivou a construção de novas Capelas há exemplo da de São João no Estrago, Nossa Senhora das Graças no sítio Oitis e a de São Felipe Nery em Madre de Deus , um sonho de 2 séculos e meio sendo realizado.  Cada Padre tem seu jeito como todo cristão, ninguém é igual. E como tal temos que está abertos para mudanças. Mas nada nos impede de agradecermos  e aplaudirmos a forma de exercer a função sacerdotal e a pessoa maravilhosa que padre Danilo é. Agora estará de volta a sua terra Caruaru, onde assumirá uma paróquia juntamente com padre Bian