Pular para o conteúdo principal

SR. SEVERINO CLEMENTE DE BARROS (BIU), UM BREJENSE DE 94 ANOS.



O Senhor Severino Clemente de Barros,(Biu) nasceu no sítio Cacimba D`água, Zona Rural de Brejo da Madre de Deus, interior de Pernambuco. Em 17 de junho de 1926. Filho dos agricultores Antonio Miguel de Barros e Rita Tereza das Neves.

  Com apenas 9 anos ficou órfão de mãe e foi morar com seus avós maternos : Clemente Barros e Terezinha, no sítio Juá de Baixo. Encontrando amor e carinho dos avós e dos tios.

  Estudou durante 5 anos, tendo como professoras: Doralice Batista Edite (dona Dodô) e Maria Ermeteria de Souza (dona Maroca). Menino inteligente e dedicado aprendeu a ler, escrever e contar na escola e com os avós aprendeu a lidar com a terra, sendo um grande agricultor, no plausível oficio de plantar e colher o pão sagrado de cada dia.

  Na sua infância, os momentos que mais marcaram, foram as festas comemorativas e religiosas na Sede do Município. Onde passava a semana na cidade com a tia e Madrinha Teta (Quitéria Tavares). Momentos de fé e diversão.

  Ao longo da vida fez grandes amizades, tendo como melhores amigos: Sr. Zuza Barros e o sr. Geraldo Pacheco. Além dos saudosos Zé de Leza, Zezé Bidé, Antônio Janu e os cunhados.

  Caminhando ao lado de um grande homem, há sempre uma grande mulher, casou com Celecina Maria, no dia 26 de novembro de 1947, em plena primavera florida, prevendo o jardim perfumado que foi esse matrimônio. Celecina agricultora e costureira de mão fina, filha da parteira Ana Félix e do agricultor João Félix. O casal teve 8 filhos: José Clemente, Maria das Graças, Josias Clemente, Maria Rosinete, Maria de Fátima, Josimar Clemente, Maria da Paz e Salvina Lúcia. Tem 15 netos e 21 bisnetos.

  Quando casaram  Biu e Cina moraram no sítio Juá de Baixo. No ano de 1975, o casal foi morar na Sede do Município, mesma época em que Biu adquiriu um terreno no sítio Colônia, próximo a Sede. Continuando o trabalho na agricultura.

  Apreciador da boa comida raiz da região. Tem como cardápios prediletos: Arroz, Feijão, carne de bode, tapioca, bolo de fubá com café e cocada de coco.

  Suas maiores alegrias é ver a família bem e feliz. Sendo a família seu bem mais precioso, é tudo na vida. Tendo como momentos mais difíceis a perda do filho em 1994 e da esposa em 2016.

  Do tipo caladão, mas quando está em família, incluindo sobrinhos, primos, amigos e afilhados gosta de contar história e relembrar bons momentos.

 Assim é seu Biu homem sábio, católico, apaixonado pela família. Com as bênção de Deus celebra a Dádiva da vida com 94 anos de história para contar e espelhar gerações.  Sr  Severino Clemente de Barros é um grande brejense que orgulha a nossa terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Inácio um Agricultor do Sítio Tambor que se tornou um grande político Pernambuco

Zé Inácio um Agricultor do Sítio Tambor que se tornou um grande Politico Pernambucano.  No dia 08 de fevereiro de 1929 , no sítio Tambor , zona rural do município de Brejo da Madre de Deus- PE , nascia José Inácio da Silva , filho dos agricultores Dona Joaquina e o Senhor Inácio. Como toda criança trazia um brilho no olhar e alegria no semblante e como sabiamente escreveu Guimarães Rosa : " Uma criança nasceu o mundo tornou a começar." O que ninguém imaginava quão grandioso seria o mundo do pequeno Zé Inácio , um Zé que foi o grande Zé como filho , irmão ,esposo, pai , avô e amigo , algo comum nas famílias da época . Mas o mundo de Zé ganhou outros capítulos históricos , seguiu a profissão dos pais agricultor , foi para o sul do estado limpou mato , mediu terra , até ai tudo comum. Mas o incomum é que  diferencia grandes figuras históricas é o incomum , o novo , o inesperado , um grande voo e foi na política que José Inácio da Silva fez história.    Como toda família da ép

AGRICULTORES DE BREJO DA MADRE DE DEUS COMEMORAM OS BONS RESULTADOS NA AGRICULTURA NOS ÚLTIMOS MESES.

 O homem do campo tem muito o que comemorar em algumas regiões ribeirinhas na zona rural de Brejo da Madre de Deus. A agricultura do município nos últimos anos vinha sofrendo uma drástica queda, devido a grande seca que impossibilitou o cultivo de verduras e hortaliças. Outro setor que sofreu muito foi a pecuária que teve seu cume nos primeiros meses de 2017. A situação chegou a tal ponto que se dava cactos para os animais, alastrado, macambira, mandacaru... Para agravar a situação dezenas de animais morreram, falta de alimento, pouca água e a não adaptação a novos alimentos foram os principais motivos.  Nos últimos meses do primeiros semestres e primeiros meses do segundo semestre de 2017 a situação começou a melhorar, voltando a brilhar o olho de esperança do homem e da mulher do campo. Chuvas, cheias começaram a surgir e aos poucos foi descendo água nos rios, barragens, Barreiros e a realidade se transformou. O Rio Açudinho por exemplo correu 15 dias mais ao menos é resultou em cac

O CARISMÁTICO PADRE DANILO SOARES DEIXARÁ A PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ NA PRÓXIMA SEMANA

  No final desse mês o Padre Danilo Soares encerra seu segundo circulo como Pároco da Paróquia de São José em Brejo da Madre de Deus, foram 6 anos caminhando junto com o povo católico de nossa terra. Em meados dos anos 2000 já havia passado 5 anos, sendo assim 11 anos na cidade da Mãe de Deus. Se destacou com a presença nas Comunidades Rurais, sendo atencioso, carismático e amigo em todos os momentos da iniciação cristã até os momentos de perdas. Incentivou a construção de novas Capelas há exemplo da de São João no Estrago, Nossa Senhora das Graças no sítio Oitis e a de São Felipe Nery em Madre de Deus , um sonho de 2 séculos e meio sendo realizado.  Cada Padre tem seu jeito como todo cristão, ninguém é igual. E como tal temos que está abertos para mudanças. Mas nada nos impede de agradecermos  e aplaudirmos a forma de exercer a função sacerdotal e a pessoa maravilhosa que padre Danilo é. Agora estará de volta a sua terra Caruaru, onde assumirá uma paróquia juntamente com padre Bian